Friday, May 16, 2008

Mudança, literalmente!

My dearest english-speaking friends.....i won´t try translating my message below cuz it´s just way too long.....i´ll include my thoughts about all the recent changes going on here in my next post, ok??? I love you all and i hope you~ll keep following my posts (or at least pictures when i decide to write only in portuguese!!) kisses.....


Gente.....vocês já devem estar cansados das minhas promessas de postagens frequentes, né? :) Mais que nunca, o trabalho tem sido uma loucura! Trabalho nos feriados, fins de semana, qualquer hora do dia! Mas estou aprendendo muito....e meus líderes tem me dado mais autonomia pra tomar minhas propias decisões....uma mega oportunidade pra crescer! Já estamos com os executores dos projetos no campo e com várias atividades de implementação pela frente.

A novidade do momento é que já não estamos mais morando em Ccatcca, mas sim em Ocongate, uma cidadezinha a meia hora de onde estavamos antes. Meus sentimentos sobre a mudança são mixtos. Tivemos que tomar uma decisão depois de 4 meses de negociaçõoes com a comunidade de Yuracmayo sobre a implementação de um centro de turismo pra eles. Durante estes 4 meses encontramos muitas dificuldades trabalhando com eles e avaliamos no final que a probabilidade do projeto ser sustentavel nesta comunidade era quase zero!


E agora eu estou nessa....aquela velha historia.....a cabeça sente que a decisão foi certa e o coração fica apertado sentindo que talvez pudessemos tentado mais, dado uma chance a essa comunidade de entender melhor a oportunidade que eles estão desperdiçando, etc. Vamos continuar a trabalhar em Ccatcca com outros projetos mas este já era.


Fiquei pensando muito sobre o significado de vir de fora e entrar nessas comunidades pra tentar convencê-los que o futuro deles pode mudar, pode ser melhor, etc. Um dos principios básicos da nossa iniciativa é que tem que existir a apetencia local. Pra que os projetos possam ser sustentaveis no tempo, as comunidades tem que trabalhar, suar, se capacitar, etc. pra que o projeto seja deles desde o começo...e pra isso eles tem que querer se involver. Mas até que ponto agente deve interferir nesse processo? Essas comunidades vem desde os tempos dos Incas trabalhando com a sua colheita, morando de forma muito humilde, a maioria nem fala espanhol, tem pouco contato com as nossas sociedades ocidentais, capitalistas, e agente acha que eles tem que logo entender e aceitar o quanto isso vai ser bom pra eles?? Não....não é assim não....a luta vai ser muito mais dificil do que imaginavamos. A maioria das pessoas dessa zona são muito boas, mas a maioria ta tentando simplesmente sobreviver. Não conseguem nem imaginar a mudança que esses projetos podem trazer.


Tô com tudo isso na cabeça....e o coração basicamente apertado, sem sossego. Certamente pro futuro do projeto, fizemos a decisão certa.....mas o que será da Comunidade de Yuracmayo? Será que surgirá uma oportunidade parecida no futuro? O que que poderiamos ter feito diferente?
Bom, compartilho com vocês todos esses sentimentos porque acho que vale a pena agente refletir sobre o nosso papel nesse mundo. Muita gente fala que pessoas que trabalham nesse meio social estão tentando salvar o mundo. Mas será que o mundo está pronto pra ser salvo? Será que é esse mesmo o nosso papel? O mundo não existe para ser salvo, mas sim para melhorar, para que os seres humanos possam crescer e ser pessoas melhores. Temos que procurar apoiá-los e serví-los pra que eles possam conseguir um futuro melhor, do jeito deles só que com um gostinho de mais conforto, saude, e educação. Aí sim eu to pronta pro desafio! E com certeza vamos conseguir fazer com que eles mesmo encontrem esse futuro!

Mando fotos pra vocês da feira agro pecuaria em Tinke, uma comunidade de Ocongate, onde participei como convidada especial pra premiar as melhores alpacas da zona!!!!! hahaha......quem diria que um dia eu escreveria esta frase!!!! Mais uma curiosidade da zona......as pessoas daqui tem costume de beber de um copo só durante festividades comunais....como convidada especial, sentei do lado do alcalde de Ocongate durante esta feira de Tinke...depois de uns 5 minutos ele me entregou uma garrafa de cerveja que estava quase fervendo de tão quente (tinha passado o dia inteiro nessa feira, no sol) e o copinho dele que já tinha rodado algumas vezes!! Eu tive que tomar!!!!!!! E o finalzinho da bebida no copo agente tem que sempre jogar no chão como oferenda pra Pachamama (terra mãe)....pra vocês rirem um pouquinho....e sentir um pouquinho de nojo, talvez. haha

Saudades sempre.........beijos mil,
Gabinha

P.S. Nossa arquiteta, Marité Canseco está morando agora aqui conosco....estou com uma companheirona agora pras farras de Cusco!!! ela é divertidissima......eu passo o dia inteiro rindo das besteiras dela!! mó barato!! Aquí vai uma foto de nós duas juntas pra vocês a conhecerem também. bjão!